Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 18h40

Número 2 da Al Qaeda assume autoria de ataques em Londres em vídeo

Publicidade

da Folha Online

O número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahri, assumiu a autoria dos ataques suicidas realizados em 7 de julho contra o sistema de transportes de Londres --que deixaram 52 mortos-- em um vídeo veiculado nesta segunda-feira na rede de TV Al Jazeera (Qatar).

"O ataque contra Londres é uma das ações que a Al Qaeda (...) teve a honra de realizar contra os zionistas, contra a arrogância do Reino Unido, contra a agressão dos cruzados britânicos à nação muçulmana por mais de um século", afirmou Al Zawahri no vídeo.

O líder da Al Qaeda afirmou ainda que o Reino Unido cometeu o "crime histórico da criação de Israel e os crimes contínuos cometidos no Afeganistão e no Iraque."

"Estes e outros ataques revelaram a face hipócrita da civilização ocidental, que fala de direitos humanos e liberdade apenas quando lhe interessa", afirmou Al Zawhari, citando o plano britânico de reforçar as leis de segurança após os ataques em Londres.

No vídeo, Al Zawahri disse ainda que as eleições no Afeganistão não são livres e afirmou que a milícia Taleban [regime afegão que foi deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001], ainda controla o país.

Segundo a Al Jazeera, o vídeo foi preparado pela Al Qaeda em comemoração ao quarto aniversário dos ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página