Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 16h57

Bush faz 5ª visita a áreas devastadas pelo Katrina no sul dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, chegou nesta terça-feira a Gulfport (Mississippi), no sul dos EUA, em sua quinta visita em três semanas à região do Golfo do México, devastada pelo furacão Katrina.

Bush já visitou quatro vezes e sobrevoou a área uma vez desde que o furacão atingiu o continente, em 29 de agosto.

Durante a visita, o líder dos EUA afirmou que percebeu progresso na região destruída. "Não tenho dúvidas de que, dos destroços, surgirá um Mississippi melhor", afirmou o presidente.

Depois do Mississippi, Bush voou para Nova Orleans (Lousiana) onde, a bordo do navio americano Iwo Jima, assistiu a uma videoconferência a respeito do furacão Rita, que ameaça a região de Florida Keys e preocupa as vítimas do Katrina no Mississippi, na Louisiana e no Alabama.

Bush foi informado de que a tempestade deve atingir o Texas no final de semana e que pode criar condições para uma tempestade tropical na Louisiana. Durante a visita, o presidente americano também assinou uma declaração de emergência para a região de Florida Keys.

Auxílio

O assessor de imprensa da Casa Branca, Scott McClellan, afirmou nesta terça-feira que algumas áreas rurais do Mississippi ainda esperam pela ajuda federal, já que o foco a princípio foi Nova Orleans e outros centros populacionais da região.

"Certamente há algumas pessoas frustradas e que precisam de assistência", afirmou McClellan à imprensa. "Nós temos que continuar trabalhando para ajudá-los o mais depressa possível."

"Há um nível de paciência que será necessário neste período. Mas estamos pedindo a todos que ajam o mais depressa possível para auxiliar a população", acrescentou.

A Casa Branca informou também que Bush nomeou Frances Fragos Townsend, conselheira-adjunta para a segurança nacional, como líder da investigação a respeito "do que deu errado e do que deu certo" na resposta federal ao Katrina.

Townsend deve convocar uma reunião com secretários de gabinete nos próximos dias para determinar os próximos passos, segundo Mc Clellan.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página