Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2005 - 06h01

Rita adquire categoria três e se fortalecerá nas próximas horas

Publicidade

da EFE, em Miami

O furacão Rita já adquiriu a categoria três, de um total de cinco na escala Saffir-Simpson, e deve se fortalecer nas próximas horas, segundo o último informe emitido pelo Centro Nacional de Furacões (CNH, silga em inglês) nos Estados Unidos.

Segundo este novo boletim, emitido às 3h (de Brasília), o Rita já se transformou no quinto maior furacão da temporada, com ventos que chegam a 185 Km/h, embora com seqüências de maior força.

O furacão, que se movimenta para oeste a uma velocidade de 22 Km/h, se fortalecerá nas águas do Golfo do México durante as próximas 24 horas e é muito provável que alcance a categoria 4.

O furacão Rita se afasta dos Cayos da Flórida e agora se dirige para o Texas, embora não se descarte que possa atingir também áreas da Louisiana e o norte do México.

No Texas, as autoridades, especialmente as da cidade de Galveston, estão tomando medidas de precaução perante a previsível chegada do Rita.

Segundo o novo boletim, todos os alarmes pelo furacão foram suspensos para Cuba e parte da Flórida, embora ainda continue a ameaça de chuvas e fortes ondas.

À medida que passam as horas, segundo este novo informe, os efeitos meteorológicos do furacão na Flórida irão diminuindo.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Rita
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ophelia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página