Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2005 - 20h49

Venezuela enviará mais 1 milhão de barris de petróleo aos EUA

Publicidade

da Efe

O governo da Venezuela informou nesta quinta-feira, por meio de sua Embaixada em Washington, que a partir do próximo domingo (25) enviará mais 1 milhão de barris de petróleo aos Estados Unidos, devido à devastação causada pelo Katrina.

O primeiro envio será de 240 mil barris, por meio da embarcação B/T Energy Pride, que chegará a Port Everglades, na Flórida.

A gasolina proveniente da Petróleos de Venezuela (PDVSA) será distribuída aos consumidores nos EUA através da CITGO, filial da empresa estatal venezuelana, informaram as autoridades em comunicado.

O embaixador da Venezuela nos EUA, Bernardo Alvarez Herrera, disse que os barris adicionais de gasolina estavam destinados a outros lugares.

"Continuaremos fazendo tudo o que for possível para aliviar a escassez de energia que as pessoas nos EUA enfrentam como resultado do furacão Katrina", disse.

Outros três envios na mesma quantidade chegarão em intervalos regulares, e o volume adicional de quase 1 milhão de barris deve chegar ao sistema de distribuição nos EUA, no máximo, em 31 de outubro.

Com exportações de cerca de 1,4 milhões de barris de petróleo por dia, a Venezuela é o quarto maior fornecedor de petróleo aos EUA.

A proximidade geográfica da Venezuela, e a relação da PDVSA com a CITGO, "permite uma resposta mais rápida que a de outros países na Europa, Oriente Médio ou Ásia", disseram as autoridades venezuelanas.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página