Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2005 - 20h48

Schröder e Merkel se mostram confiantes após reunião sobre coalizão

Publicidade

da Folha Online

O chanceler alemão Gerhard Schröder e a líder dos conservadores, Angela Merkel, aparentaram otimismo nesta quarta-feira depois de uma reunião para a formação de uma coalizão de governo.

"Construtiva, séria", disse Merkel aos repórteres, depois de se reunir com Schröder e o chefe do Partido Social Democrata (SPD), Franz Muentefering.

Schröder também expressou confiança de que um acordo possa ser alcançado. "Eu acredito que teremos sucesso em formar um governo estável e manter a Alemanha no caminho das reformas, dar prosseguimento às reformas e, se necessário, modificá-las."

A CDU (União Democrata Cristã), de Merkel venceu o SPD nas eleições legislativas de 18 de setembro, mas não obteve maioria no Parlamento, o que obrigou os dois partidos a formarem um governo de coalizão.

Nesta quarta-feira, representantes de ambos os partidos disseram concordar com uma terceira reunião em 5 de outubro.

Chancelaria

Um obstáculo para o acordo entre os dois partidos é a insistência de Schröder e de Merkel em assumir a Chancelaria.

"Está claro que a Chancelaria é o obstáculo entre nós. Mas quem pensou que esse fosse um passo a ser tomado hoje criou falsas expectativas", afirmou Merkel.

O apoio a Schröder diminui nos últimos dias, com vários membros do SPD sugerindo que poderiam imaginar uma coalizão sem ele como chanceler.

Edmund Stoiber, líder da CSU (União Democrata Social) --que apóia Merkel-- afirmou que, para formar uma grande coalizão, Schröder deve abrir mão da Chancelaria.

"Se o SPD respeitar a regra não-escrita da democracia, que o maior grupo [parlamentar] deve nomear o chanceler, estou confiante de que também conseguirá concordar com os pontos mais importantes", disse Stoiber.

Com agências internacionais

Especial
  • Enquete: quem será o próximo chanceler alemão?
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página