Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2005 - 09h45

Bin Laden tentou emigrar para o Reino Unido em 1995

Publicidade

da France Presse, em Londres

Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, tentou emigrar para o Reino Unido no fim de 1995, mas o ministro do Interior da época, Michael Howard, mostrou-se contrário à possibilidade, informa nesta quinta-feira o jornal britânico "Times".

O chefe da rede terrorista Al Qaeda desejava sair do Sudão, onde sofria ameaças de deportação, e pediu a seus partidários em Londres que averiguassem se poderia se instalar no Reino Unido, onde vários membros de sua milionária família possuíam propriedades, de acordo com o jornal.

Reuters
Osama bin Laden, terrorista saudita líder da Al Qaeda
Em 1995, ele já havia transferido para Londres uma parte de sua fortuna pessoal a fim de ajudar seus partidários a criar células terroristas.

"Na realidade, eu sabia muito pouco sobre ele, mas nós recebemos informações de que Bin Laden desejava vir para o Reino Unido", disse Howard ao jornal. Ele foi ministro do Interior do governo conservador de John Major (1990-97).

No entanto, Bin Laden nunca apresentou uma solicitação formal de imigração, pois responsáveis do Ministério do Interior o investigaram e Howard se opôs à possibilidade terminantemente, segundo o "Times".

Em junho de 1998, pouco antes dos atentados contra as embaixadas americanas na África, Bin Laden foi colocado na lista das pessoas procuradas pelos Estados Unidos.

"Se tivesse vindo para o Reino Unido a fim de preparar os atentados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e os Estados Unidos tivessem pedido sua extradição, segundo as leis do governo trabalhista, não seria possível entregá-lo, já que a legislação proíbe entregar um criminoso para um país onde é prevista a pena de morte", afirmou Howard, que atualmente é chefe do Partido Conservador (oposição).

De acordo com fontes do Ministério do Interior, Bin Laden utilizou como intermediário um homem de negócios, o saudita Khaled al Fawwaz, que chegou ao Reino Unido em 1994.

Bin Laden foi expulso do Sudão em 1996 e se instalou no Afeganistão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bin Laden
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Howard
  • Leia o que já foi publicado sobre o Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página