Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2005 - 13h39

Alemanha inaugura monumento às vítimas do Muro de Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Um monumento às vítimas do Muro de Berlim foi inaugurado nesta quinta-feira em um edifício do Parlamento Federal alemão (Bundestag), na presença de seu atual presidente, Wolfgang Thierse.

O monumento é formado por vários fragmentos do muro original e o artista alemão Ben Wargin pintou em cada uma das partes uma série de números superpostos, com o ano e o número de pessoas mortas em cada período -- quando tentavam cruzar o muro (entre 1961 e 1989).

O monumento está situado no recinto que ocupa hoje o edifício Marie-Elisabeth-Lueders Haus, onde se encontra a biblioteca do Bundestag.

Wargin também é autor da obra "O parlamento das árvores", que se encontra na margem do rio Spree em torno do complexo de edifícios do Bundestag e que integra uma série de peças sobre "a arte da divisão alemã".

Pedaços

Ainda são visíveis vários pedaços do Muro de Berlim, e o mais importante deles está situado na rua Bernauer Strasse, célebre pelas fotografias que foram difundidas em 1961 sobre pessoas fugindo do leste para o oeste instantes depois de iniciada a construção.

Algumas iniciativas privadas para criar outros monumentos às vítimas da divisão alemã foram rejeitadas pelas autoridades. Esse foi o caso que afetou a diretora do Museu do Muro no ponto de controle aliado que se denominou Checkpoint Charlie (no cruzamento das ruas Friedrich Strasse e Zimmerstrasse).

Em dois terrenos adjacentes de seu museu, a diretora colocou, em outubro de 2004, réplicas exatas do muro e cruzes com os nomes das vítimas, que por fim foram desmanteladas pelas autoridades em julho passado.

Especial
  • Leia cobertura sobre os 15 anos da reunificação alemã
  • Veja galeria de imagens sobre a reunificação alemã
  • Leia o que já foi publicado sobre a antiga Alemanha Oriental
  • Leia o que já foi publicado sobre a antiga Alemanha Ocidental
  • Leia o que já foi publicado sobre o Muro de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página