Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2005 - 17h06

Busca por corpos em Nova Orleans termina com 972 mortos

Publicidade

da Folha Online

Equipes de resgate encerraram nesta terça-feira a busca por corpos em Nova Orleans. Até o momento, há 972 mortos e autoridades informaram que esse número deve continuar a subir. Apesar disso, o registro de mortes é bem inferior ao que havia sido previsto inicialmente.

Logo após a passagem do furacão Katrina pela cidade, em 29 de agosto, o prefeito Ray Nagin estimou que o número de vítimas poderia chegar a 10 mil.

Nesta terça-feira, o ex-presidente americano Bill Clinton se reuniu com dezenas de moradores da área de Nova Orleans que se encontram abrigados em um centro de convenções em Baton Rouge (capital).

Os desabrigados-- muitos dos quais dormem em camas portáteis armadas no centro de convenções há mais de um mês-- reclamaram da falta de chuveiros, roupas limpas, privacidade e ajuda médica.

"Minha preocupação é ouvi-los (...) e encontrar a melhor maneira de empregar os fundos que temos", afirmou Clinton, que trabalha ao lado do também ex-presidente dos EUA, George Bush, para levantar fundos para a ajuda às vítimas.

Escolas

Cinco semanas após a passagem do Katrina pelo Golfo do México, a escola primária St. Andrew, na região de Algiers, foi o primeiro colégio católico a retomar as atividades na cidade.

"Meu coração está apertado", afirmou a professora Jewell McCartney, ao recepcionar os alunos na volta às aulas . "Eu só quero dar um grande abraço em todos eles."

Segundo funcionários da Arquidiocese, escolas em áreas fora da cidade já estão sendo reabertas. Algumas escolas públicas em localidades vizinhas também já estavam abertas nessa segunda-feira, mas em Nova Orleans continuavam fechadas e devem reabrir somente em novembro.

Membros da Corporação de Engenheiros do Exército dos EUA continuam a retirar água da região de Ninth Ward e lutam para reconstruir os diques que se romperam com a passagem do furacão Katrina.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre Bill Clinton
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página