Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2005 - 17h30

Reverendo dos EUA diz que Katrina foi "punição de Deus" a Nova Orleans

Publicidade

da Folha Online

O reverendo americano Franklin Graham afirmou nesta terça-feira que o furacão Katrina --que devastou Nova Orleans (Louisiana) em 29 de agosto passado-- poderia levar a cidade "cheia de pecados", ao "renascimento espiritual".

Graham, o filho e sucessor designado do reverendo Billy Graham, disse não acreditar que o Katrina --furacão que provocou mais de 900 mortes e deixou 80% de Nova Orleans sob a água-- era uma "punição de Deus" sobre a cidade, ligada ao "trabalho satânico e à perversão sexual".

"Não estou dizendo que Deus usou o furacão como forma de julgamento (...) mas nova Orleans é conhecida há anos como uma cidade de festa", afirmou o reverendo, em uma entrevista por telefone à agência de notícias Associated Press.

Nesta segunda-feira, Graham fez um comentário similar durante uma Lynchburg (Virgínia): "Houve adoração ao demônio. Houve perversão sexual [em Nova Orleans]. Deus vai usar o furacão para trazer renovação [à cidade]. Deus tem um plano. Deus tem um propósito".

As declarações Graham foram publicadas no "The News & Advance de Lynchburg", foram feitos durante uma visita de Graham à Conferência da Igreja Batista Thomas Road, realizada na Universidade Liberty. Tanto a igreja quanto a universidade foram fundadas pelo reverendo.

Pecadores

"A boa notícia é que Deus ama os pecadores", disse, afirmando também que rezou com "fervor" para que Nova Orleans se libertasse "da nuvem negra espiritual". A organização dirigida por ele trabalha atualmente em cinco comunidades no Mississippi, Texas e Louisiana, incluindo Nova Orleans. Todos os locais foram afetados pela passagem de furacões entre agosto e setembro.

Ele afirmara que voluntários estão ajudando famílias carentes --vítimas do Katrina, e posteriormente, do Rita-- que ficaram sem nada após os furacões. Mas a organização tem sido criticada por entregar brinquedos às crianças que incluem um cordeirinho que ao ser ativado, emite um som que diz: "Jesus te ama", e panfletos com mensagens bíblicas.

Neste domingo, a catedral de St. Louis, em Nova Orleans, abrigou a primeira missa celebrada após a passagem do furacão. O arcebispo Alfred C. Hughes sugeriu que a cidade vai se reconstruir como uma comunidade com fortes valores morais, livre da tensão racial.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página