Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2005 - 16h43

Série de ataques insurgentes mata 20 no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Uma série de ataques insurgentes realizada nesta quinta-feira no Iraque deixou ao menos 20 mortos, incluindo um soldado americano. Os atentados ocorrem a pouco mais de uma semana da realização do referendo sobre a nova Constituição iraquiana, previsto para 15 de outubro próximo. Ao menos 292 pessoas foram mortas no país, nos últimos 11 dias.

Enquanto rebeldes fazem diversos ataques na capital, soldados americanos continuam as ofensivas no oeste na Província de Al Anbar --região que supostamente abriga um grande número de insurgentes sunitas. As ações foram iniciadas no sábado (1º) e, segundo o Exército americano, 48 supostos terroristas foram mortos desde o último fim de semana.

No atentado mais mortífero ocorrido nesta quinta-feira, um homem --usando um cinto cheio de explosivos-- entrou em um microônibus onde estavam 14 pessoas --incluindo estudantes, trabalhadores e policiais que se dirigiam para uma academia de polícia. Ele se explodiu dentro do veículo, perto do Ministério do Petróleo, localizado na parte leste da capital iraquiana, Bagdá. Nove pessoas morreram.

Mais cedo, também na região leste da capital, um carro-bomba explodiu perto de um comboio de agentes privados de segurança, matando três civis iraquianos e ferindo outros seis. Um dos quatro veículos que fazia parte do comboio ficou seriamente danificado, mas nenhum dos agentes --todos estrangeiros-- se feriu.

A 32 quilômetros ao sul de Bagdá, uma bomba atingiu uma patrulha da polícia iraquiana, matando cinco policiais, e ferindo outros dois. Em Taji, ao norte da capital, um tiroteio causou a morte de outros dois policiais iraquianos.

No norte da capital, uma bomba explodiu no momento em que um veículo de uma patrulha militar americana passava por uma estrada local. Um soldado americano morreu, aumentando o número de oficiais dos EUA mortos para 1.940, segundo informações do Pentágono [comando militar americano].

Outros quatro soldados americanos ficaram feridos quando um carro-bomba atingiu uma patrulha na região central de Bagdá, provocando um conflito entre militares e supostos rebeldes.

Constituição

Autoridades iraquianas disseram nesta quinta-feira que o governo já começou a distribuir vários exemplares da Constituição para os civis, que devem participar do referendo sobre a adoção do documento.

Os primeiros exemplares já estão disponíveis desde sábado (1º) para serem distribuídos a todas as Províncias.

De acordo com os responsáveis pela distribuição as cópias do documento, o objetivo é imprimir 5 milhões de exemplares.

Quatrocentos mil exemplares extras foram redigidos em sírio e turcomano graças a um projeto financiado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página