Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2005 - 21h35

Exército dos EUA deve aumentar ajuda humanitária ao Paquistão

Publicidade

da Folha Online

O Exército dos EUA deve aumentar a ajuda humanitária ao Paquistão após o pior terremoto já sofrido pelo país, afirmou o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, nesta terça-feira.

O presidente dos EUA, George W. Bush, havia oferecido uma ajuda inicial de US$ 50 milhões ao Paquistão --aliado próximo de Washington na guerra contra o terror.

O governo de Bush --criticado pela resposta lenta à tsunami que atingiu a Ásia em dezembro de 2004 e ao furacão Katrina, que devastou o sul dos EUA em agosto último--já enviou helicópteros e aviões para a área devastada no Paquistão.

Ao menos 23 mil pessoas morreram no país em decorrência do tremor, ocorrido no último sábado (8).

Tropas

Os Estados Unidos devem ter cerca de 40 helicópteros em território paquistanês nas próximas semanas, afirmou o general John Abizaid, líder do Comando Central dos EUA responsável pela região.

Rumsfeld e Abizaid afirmaram que um pequeno número de soldados deve ser enviado para o país. "Eu acho que provavelmente serão poucos", afirmou o secretário, referindo-se aos soldados que serão destacados para a região.

Segundo o secretário de Defesa, o aeroporto e os pontos de distribuição de ajuda no país já estão lotados. "O que eles necessitam é de cobertores, barracas e remédios. Eles têm muitos médicos e gente no chão", acrescentou Rumsfeld.

De acordo com o porta-voz do Pentágono, Larry Di Rita, oito helicópteros americanos já estão no Paquistão. Segundo o porta-voz, os EUA tentarão colocar caminhões e tanques de guerra no Paquistão para os esforços de recuperação.

Água

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Adam Ereli, afirmou que Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), entregou sacos plásticos, cobertores e contêineres com água para mais de 2.500 famílias.

Rumsfeld disse ainda que os EUA devem enviar mais seis helicópteros e aparato militar para a Guatemala, atingida pelo furacão Stan.

Mais de mil pessoas morreram depois da passagem de Stan pela América Central e pelo sul do México, em inundações e deslizamentos de terra.

Segundo o Pentágono, o número de helicópteros americanos na Guatemala deve chegar a 15 nos próximos dias.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o terremoto na Ásia
  • Veja imagens do terremoto que atingiu o sul da Ásia
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página