Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2005 - 20h26

Fortes chuvas inundam sala da Assembléia Geral da ONU em Nova York

Publicidade

da Efe

As fortes chuvas que assolam Nova York inundaram o plenário da Assembléia Geral da ONU nesta quinta-feira, obrigando os diplomatas a transferir suas reuniões para a sala do Conselho Fiduciário.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, informou que a causa da inundação são as goteiras formadas pelo excesso de água na infra-estrutura de drenagem adjacente à cúpula do edifício.

Após afirmar que o domo passou por reformas há dez anos e o telhado há cinco, a empresa de manutenção analisa a situação atual para buscar uma solução para os vazamentos.

A reunião da Assembléia Geral aconteceu na sala do Conselho Fiduciário, que quase nunca é usada. Segundo o documento da reforma da ONU aprovado pelos líderes mundiais, está sua extinção está prevista por ser um órgão obsoleto.

O presidente da Assembléia, o sueco Jan Ellisson, disse na abertura da reunião que este tipo de incidentes naturais, em referência às chuvas, "põe em evidência a necessidade de os 191 países da ONU tomarem uma decisão sobre o plano de remodelação do edifício".

Por outro lado, o porta-voz da ONU disse que um problema elétrico foi a causa do blecaute que obrigou a retirada de centenas de funcionários no mês passado, em plena realização de um debate público da Assembléia Geral, com governantes de todo o mundo reunidos na sede do organismo.

Dujarric disse ainda que a idade do edifício e a sobrecarga do sistema elétrico na sala de geradores provocou um curto-circuito e o blecaute, mas que a falha foi consertada imediatamente.

No final deste ano, a Assembléia Geral deverá decidir os detalhes e a forma de financiamento do plano de remodelação do emblemático edifício, situado às margens do East River.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a sede da ONU em Nova York
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página