Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2005 - 12h38

ONU declara fim de busca por sobreviventes de terremoto na Caxemira

Publicidade

da Folha Online

As operações de busca e resgate de sobreviventes que possam estar presos no entulho dos prédios e casas que desabaram devido ao terremoto de 7,6 graus na escala Richter que atingiu a região da Caxemira --localizada ao norte da Índia e do Paquistão, e dividida entre esses dois países-- foi encerrada nesta sexta-feira pela equipe da ONU (Organização das Nações Unidas), que trabalha no local.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira na capital paquistanesa, Islamabad, o subsecretário-geral e coordenador de operações de emergência da ONU, Jan Egeland, afirmou que o fim das operações de busca "é uma verdade cruel", mas que "depois de uma semana, poucas pessoas sobreviveram".

As agências humanitárias que trabalham no local estão agora voltando seus esforços para prover alimentos e abrigo para os 2,5 milhões de pessoas que perderam suas casas na região e estão desabrigadas.

Egeland, que viajou pelas áreas mais afetadas pelo tremor, disse que coordenação das atividades entre as centenas de grupos que ajudam os sobreviventes do terror é vital para o sucesso da operação.

"Minha maior preocupação hoje é que podemos ter um retardamento nas operações", disse ele. "Se não trabalharmos juntos, vamos nos tornar um desastre dentro de um desastre".

O funcionário da ONU também afirmou que as doações financeiras feitas pelos países "estão ajudando, mas são só o começo", mais dinheiro, mais tendas e mais médicos são necessários "urgentemente".

De acordo com números oficiais divulgados pelos países atingidos, o número de mortos é de 26 mil, mas estimativas falam de até 35 mil mortos. Ele afirmou que os países fizeram "doações generosas". mas a comunidade internacional precisa "preparar-se mais para responder [adequadamente] a desastres".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o terremoto na Ásia
  • Veja imagens do terremoto que atingiu o sul da Ásia
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página