Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 15h37

Vacina húngara contra gripe aviária é 100% eficaz, diz ministro

Publicidade

da Efe, em Budapeste

A vacina contra a gripe aviária desenvolvida por cientistas húngaros é 100% eficaz, comunicou nesta sexta-feira o ministro húngaro da Saúde, Jeno Racz.

Nesta quarta-feira, o ministro tinha anunciado que, graças à vacina desenvolvida, o sangue das pessoas e dos animais vacinados tinha produzido anticorpos e que "os resultados eram preliminares, mas que o remédio parecia eficaz em 99,9% dos casos".

Agora, após receber os resultados definitivos, comprovou-se que o remédio contra o vírus H5N1 --variante mais agressivo da doença-- é eficaz para evitar o contágio entre animais e pessoas, revelou a agência de notícias húngara MTI.

Por outro lado, o governo húngaro divulgou um comunicado dizendo que, após desenvolver esta vacina, a fabricação de um remédio contra uma variante do vírus de contágio entre pessoas será muito mais simples e que em "algumas semanas" haverá resultados.

O porta-voz ressaltou que há um interesse internacional considerável pela vacina e mencionou países como Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Indonésia e Filipinas, entre outros interessados.

Segundo as mesmas fontes, a vacina na Hungria será gratuita, mas no exterior terá um custo de US$ 5 ou 6 por unidade. A capacidade de fabricação atualmente chega a 500 mil por semana.

Vários políticos húngaros, entre eles o próprio ministro e outras 150 pessoas, foram vacinadas há três semanas com o remédio experimental contra o vírus H5N1.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página