Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 04h05

A caminho da Flórida, Wilma se intensifica e alcança a categoria 3

Publicidade

da Efe

O furacão Wilma se transformou em furacão de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5) e, conforme se aproxima da Flórida, vai aumentado sua velocidade, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

No boletim divulgado à 1h (horário de Brasília) desta segunda-feira, o NHC confirmou que o ciclone aumentou sua intensidade e que chegará à costa sudoeste da Flórida ao amanhecer com ventos superiores a 200 km/h.

O Estado da Flórida está em estado de alerta máximo, já que o ciclone afetará uma ampla área.

O governador da Flórida, Jeb Bush, pediu a seu irmão, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que declare o estado de desastre em 14 condados, antes mesmo da chegue da tempestade a uma região já castigada por oito furacões em um ano e meio.

"Acelerou como um foguete", afirmou Max Mayfield, diretor do Centro Nacional de Furacões (NHC), ao explicar o aumento da velocidade de Wilma.

Wilma se movimenta a uma velocidade de 30 km/h e espera-se que continue este movimento em direção ao nordeste com um aumento gradual em sua velocidade de translação durante a madrugada de segunda-feira.

O NHC adverte para a possibilidade de grandes inundações pela forte ressaca que o furacão acarreta e a formação de tornados no centro e sul da península da Flórida, assim como fortes chuvas em Cuba.

As primeiras chuvas associadas com o potente furacão Wilma começaram na tarde do domingo e a forte ressaca e a subida da maré provocaram inundações nas partes mais baixas do litoral.

"Um furacão está a caminho da Flórida, as pessoas devem sair da área e têm muito pouco tempo para fazê-lo. Se você ainda não o fez, esta é sua última oportunidade para buscar suas provisões", declarou o governador Bush diante da iminente chegada do Wilma.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Wilma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página