Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2005 - 18h26

Indonésia confirma quinta morte por gripe aviária

Publicidade

da France Presse, em Jacarta

A Indonésia confirmou neste sábado a morte de uma quinta pessoa devido à gripe aviária, depois dos exames realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), informou um porta-voz médico.

O contágio de uma sexta pessoa também foi confirmado, embora não se saiba ainda se o vírus causou a morte do paciente.

"Há mais dois casos confirmados, após o resultado das análises da OMS em Hong Kong", afirmou Ilham Patu, porta-voz do hospital Suliati Saroso, de Jacarta, à agência de notícias France Presse.

Um dos dois novos casos confirmados é o de uma mulher, Ina Solati,19, morta em 28 de outubro em um hospital de Tanggerang, perto de Jacarta. "O segundo ainda é confidencial", disse o porta-voz, que se negou a informar se a pessoa morreu.

Sintomas

Segundo o porta-voz, poucas horas antes, um caso suspeito de gripe aviária havia sido registrado , na última quinta-feira (3) em uma enfermeira hospitalizada no mesmo centro médico, que se queixava de febre e tosse.

A enfermeira-- funcionária do hospital Insani de Tanggerang-- havia tratado Ina Solati --a jovem cuja morte por gripe aviária foi confirmada.

A Indonésia luta há vários meses contra a propagação da doença. Sete milhões de aves foram sacrificadas, mas a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) manifestou sua preocupação diante da falta de consciência, nas comunidades rurais, da ameaça que o vírus representa.

Todas as análises realizadas na Indonésia são verificadas nos laboratórios da OMS em Hong Kong.

Diante de todos estes casos, as autoridades indonésias confirmaram a morte no arquipélago de quatro pessoas por causa da gripe aviária. A contaminação de outras três pessoas, doentes ou curadas, também foi confirmada.

Epidemia

Mais de 60 pessoas morreram na Ásia, vítimas da gripe aviária, desde o aparecimento da doença na região, em 2003. A maior parte das vítimas --41-- morreu no Vietnã e outras 13 na Tailândia.

Dezenas de milhões de aves morreram por causa da doença ou foram sacrificadas.

Na sexta-feira, China e Vietnã anunciaram o aparecimento de novos focos do vírus. Nesta segunda-feira (7), deve ter início, em Genebra, a maior cúpula internacional sobre a luta contra o vírus. Especialistas temem que a doença se transforme em uma pandemia em escala mundial.

Leia mais
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página