Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2005 - 13h02

Escolas do Kansas vão ensinar teoria da origem divina das espécies

Publicidade

da France Presse, em Washington

Autoridades do Estado americano do Kansas determinaram que a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin irá dividir espaço nas escolas com teorias criacionistas inspiradas na Bíblia.

Por seis votos a quatro, o Conselho de Ensino do Kansas aprovou nesta terça-feira novas regras para o ensino de ciências, segundo as quais os professores terão que explicar, juntamente com os conceitos darwinianos, a teoria de que a vida pode ter origem divina.

Autoridades do Kansas disseram ter baseado sua decisão em "testemunhos científicos críveis" apresentados em debates sobre aspectos-chave da teoria de Darwin, segundo a qual as espécies evoluíram por conta própria ao longo de milhões de anos, adaptando-se às condições naturais. Essa afirmação é contestada pelos defensores da "teoria do desenho inteligente", baseada no livro bíblico do Gênese.

Professores e membros da comunidade científica mostraram-se preocupados. "Deixaram claro que gostariam de incluir explicações sobrenaturais na ciência", comentou Jack Krebs, professor e presidente da organização Cidadãos do Kansas pela Ciência.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Charles Darwin
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bíblia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página