Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2005 - 12h59

Chirac felicita Merkel e pede ajuda para impulsionar União Européia

Publicidade

da Efe, em Paris

O presidente francês, Jacques Chirac, afirmou nesta terça-feira que os governos da França e da Alemanha deverão trabalhar juntos para dar "um novo impulso" à União Européia (UE), em sua mensagem de felicitação à nova chanceler alemã, Angela Merkel.

À frente de um governo de coalizão, a democrata-cristã Merkel se transformou hoje na primeira mulher a ocupar a Chancelaria alemã. Ela substitui o social-democrata Gerhard Schröder, com o qual Chirac tinha desenvolvido uma relação muito próxima.

A cooperação "exemplar" entre a França e a Alemanha é "uma importante contribuição" à integração européia, "a serviço de uma Europa política e social, competitiva e solidária", afirmou Chirac em sua mensagem.

Ele acrescentou que "os dois países deverão trabalhar juntos para dar um novo impulso à União Européia e em favor de um mundo mais justo e mais seguro".

Após comemorar "a profundidade e a solidez dos laços" que unem a França e a Alemanha, Chirac disse que também conhece a "vontade" de Merkel de "contribuir à aproximação cada vez mais estreita" entre os dois países, "no espírito das decisões tomadas".

Leia mais
  • Angela Merkel tem "fama de dama-de-ferro"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página