Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2005 - 13h38

CIA aterrissou na Europa 15 vezes em 2005, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Berlim

A CIA (agência central de inteligência dos Estados Unidos) usou aeroportos europeus ao menos 15 vezes este ano para realizar vôos secretos com aviões civis, segundo informações do jornal alemão "Berliner Zeitung" publicadas neste sábado.

A reportagem do "Berliner Zeitung", informa que a cidade de Palma de Mallorca, na Espanha, recebeu dois vôos este ano, um em 17 de janeiro passado, e outro no dia 19 do mesmo mês, este como escala de um vôo para a Líbia. Já o aeroporto de Praga foi usado em 6 de maio último como escala para dois aviões da CIA, que viajavam de Candahar (Afeganistão) para Baltimore (Estados Unidos).

Em 4 e 5 de maio passados, outros aviões fizeram escalas em Atenas (Grécia), Bruxelas (Bélgica) e Dublin (Irlanda) e, em 15 de maio, em Cascais (Portugal). Os últimos vôos a que o jornal teve acesso ocorreram em setembro passado, na cidade de Porto (Portugal) e em Leuchars (Reino Unido).

Não ficou esclarecido se a CIA usou alguma das bases americanas na Alemanha este ano, como ocorreu entre 2002 e 2004, em que foram feitas decolagens e aterrissagens em pelo menos 85 ocasiões.

Enquanto surgem cada vez mais informações sobre o uso secreto dos aeroportos, ainda não se tem certeza de que estes locais eram usados pela CIA para o envio de prisioneiros a centros penitenciários secretos.

Investigação

O Conselho europeu aprovou na quarta-feira (23) a abertura de uma investigação oficial sobre a suposta existência de prisões ou centros de interrogatório secretos da CIA no Leste da Europa, como organizações de direitos humanos denunciaram à imprensa americana, citando a Polônia e a Romênia.

O procurador suíço Dick Marty, encarregado da investigação, diz duvidar da existência de prisões na Europa semelhantes à prisão de Guantánamo.

Em entrevista ao "Berliner Zeitung", Marty disse que "é muito mais provável que existiam [e continuem existindo] uma metodologia e uma logística para levar prisioneiros de um lugar para outro e retê-los em algum dos lugares durante alguns dias".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CIA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página