Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2005 - 07h32

Acusações a Saddam incluem crimes contra humanidade e abusos

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Acusado de massacres, de deportação de populações, de exterminar curdos com gases, de execuções sumárias e punições diversas, Saddam Hussein volta a comparecer perante a Justiça pelo homicídio em 1982 de pelo menos 140 xiitas que teriam atirado em um comboio que transportava o ex-ditador.

O deposto dirigente iraquiano e sete de seus colaboradores próximos, serão julgados, além dos assassinatos, pelo seqüestro de 399 famílias, e a destruição de casas e campos agrícolas em Dujail, região localizada a 60 quilômetros ao norte de Bagdá. Todos os acusados correm o risco de serem condenados à morte.

Veja quais são as principais acusações que pesam contra o regime de Saddam Hussein:

1991 - Saddam Hussein é acusado de acabar, de maneira sangrenta, com a revolta xiita no sul do Iraque, deixando milhares de vítimas, depois da derrota do Exército iraquiano expulso do Kuait por uma coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos.

1990 - Ano em que o Kuait foi invadido pelos soldados de Saddam Hussein. Os militares iraquianos são acusados de praticar crimes contra a humanidade, crimes de guerra, e utilizar as Forças Armadas para invadir o país.

1988 - Durante a guerra Irã-Iraque (1980-88), a aviação iraquiana lançou sobre a cidade curda de Halabja (nordeste do Iraque) uma grande variedade de agentes químicos. Esse bombardeio foi o maior ataque com gás de combate contra civis: cerca de 5.000 curdos iraquianos, em sua maioria mulheres e crianças, morreram em poucos minutos e 10 mil pessoas ficaram feridas ou intoxicadas.

1987 -1988 - Entre esses dois anos aconteceu a campanha de Anfal, quando ao menos 182 mil pessoas foram mortas em deportações em massa e matanças realizadas em povoados curdos.

1980 - 1988 - Durante a Guerra Irã-Iraque, soldados de Saddam teriam realizado um genocídio em território iraniano, além de violar regras internacionais e utilizar armas proibidas. O Irã apresentou uma acusação formal contra Saddam.

1983 - Saddam teria ordenado a execução de cerca de 8.000 membros do clã curdo Barzani, ao qual pertence do chefe do Partido Democrático do Curdistão, e atual líder regional, Massoud Barzani.

1980 - Início das execuções sumárias de religiosos xiitas, que só terminaria em 1999.

Leia mais
  • Saddam foi cultuado no Iraque até sua captura em 2003
  • Tribunal iraquiano vai julgar outros sete acusados com Saddam

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página