Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2005 - 15h30

Merkel se reunirá com Bush em Washington em 11 de janeiro

Publicidade

da Folha Online

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em Washington em 11 de janeiro, informou nesta quarta-feira o porta-voz do governo alemão Ulrich Wilhelm.

O objetivo da visita é aprofundar a cooperação com os EUA após a chegada ao poder da chanceler, segundo a mesma fonte.

O novo ministro de Exteriores da Alemanha, Franz Steinmeier, reuniu-se nesta quarta-feira em Washington com a secretária de Estado Condoleezza Rice, que, por sua vez, visitará Berlim na próxima semana, na viagem que realizará por vários países europeus.

Robert Zoellick, o segundo homem na hierarquia do Departamento de Estado, chegou nesta quarta-feira a Berlim, onde ficará até amanhã.

Primeiro discurso

Na manhã desta quarta-feira, em seu primeiro discurso ao Parlamento alemão, desde que assumiu a Chancelaria do país, no último dia 22, Merkel disse que o governo "não será chantageado" pelos seqüestradores da arqueóloga Osthoff, 43, que desapareceu no Iraque na semana passada. A chanceler também afirmou não saber quais foram os motivos que levaram insurgentes iraquianos a raptar a alemã.

O seqüestro da alemã no Iraque ocorre dias depois que Merkel assume o poder, e deflagra uma crise internacional inesperada envolvendo a Alemanha e o Iraque. O governo do país sempre foi um dos maiores opositores da guerra liderada pelos Estados Unidos. Os alemães sempre se negaram a enviar soldados ao país, mas tem trabalhado no treinamento da polícia iraquiana, realizado fora do Iraque.

Osthoff e seu motorista, --cuja nacionalidade não está clara-- desapareceram na cidade de Ninawa, a noroeste do país. A rede de TV pública alemã ARD divulgou nesta terça-feira um vídeo dos supostos seqüestradores dizendo que os dois serão mortos, a menos que a Alemanha pare de negociar com o governo iraquiano. A rede de TV mostrou uma foto, obtida das filmagens, que aparentemente mostra Osthoff e o motorista, cercados por três homens mascarados.

Merkel também disse que irá abrir um diálogo "aberto e honesto" com o islã. "Temos que aprender a entender uns aos outros", afirmou a chanceler, perante o Parlamento. "Não vamos esconder as diferenças", disse ela, prometendo combater todas as formas de extremismo, racismo e anti-semitismo.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página