Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2005 - 16h51

Candidata à Presidência do Chile diz ter certeza de vitória em pleito

Publicidade

da Efe, em Santiago

A candidata à Presidência do Chile pela coalizão governista Concertación, Michelle Bachelet, disse nesta sexta-feira que sua aliança ganhará "três vezes" as eleições deste domingo (11), que vão definir também novos senadores e deputados.

A dois dias das eleições, a candidata se mostrou otimista sobre as chances da coalizão de socialistas, democrata-cristãos e social-democratas que governa o país desde 1990.

"Estou tranqüila. Tenho certeza que vamos ganhar neste domingo, que vamos ter uma maioria e que, se for preciso ir a um segundo turno, vamos ganhar três vezes: no primeiro turno, no pleito parlamentar e no segundo turno, e frente a três candidatos muito bons. Portanto, vai ser uma grande vitória", afirmou.

Em declarações à rádio Cooperativa, Bachelet, socialista e favorita nas pesquisas, também se mostrou confiante em que a Concertación aumentará neste pleito seu número de parlamentares.

Neste domingo, mais de 8 milhões de chilenos elegerão o presidente da República, 20 senadores e 120 deputados.

Bachelet concorrerá com o empresário direitista Sebastián Piñera, de Renovação Nacional (RN), o ultraconservador Joaquín Lavin, da União Democrata Independente (UDI), e o esquerdista Tomás Hirsch, da aliança Juntos Podemos Mais.

A candidata, considerada a candidata que pode dar continuidade ao atual governo do presidente Ricardo Lagos, também fugiu das críticas da oposição de direita, e disse que houve uma campanha orquestrada contra ela desde o começo.

Bachelet lembrou que, quando sua campanha foi iniciada, seus detratores começaram dizendo que ela era "uma gordinha simpática" e, depois, que não tinha "preparação nem experiência".

Ela acrescentou que isso não a afeta no lado pessoal, mas considerou que essa estratégia "inteligente" faz sentido para muita gente "que efetivamente tem dúvidas sobre a capacidade das mulheres para este tipo de tarefa".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Michelle Bachelet
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Chile
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página