Mundo
11/12/2005 - 09h03

Série de explosões na Inglaterra deixa 36 feridos

Publicidade
da Folha Online

Uma série de explosões atingiu, na manhã deste domingo, um depósito de combustível de Buncefield, próximo à cidade de Hertfordshire, noroeste de Londres, provocando enormes labaredas e quebrando janelas e portas de casas vizinhas, informaram a polícia e testemunhas. Não há confirmação de mortes, mas a polícia já indica 36 feridos, quatro deles em estado grave.

O chefe da polícia de Hertfordshire, comissário Frank Whiteley, indicou que as explosões são consideradas acidentais, e não estão relacionadas a ataques terroristas. "No momento, nada sugere que não se trate de um acidente", disse um porta-voz policial. A polícia negou a hipótese de as explosões terem sido causadas pela queda de um avião.

Um porta-voz da administração do depósito, compartilhada pelas empresas Total e Texaco, confirmou o ocorrido, sem citar vítimas. Segundo os bombeiros, pode demorar alguns dias até que o incêndio seja totalmente controlado.

As instalações de Buncefield, onde ocorreram as explosões, abastecem diversos aeroportos que servem a Londres, como os de Luton e Heathrow, e contêm 20 depósitos de combustíveis, cada um deles com capacidade para 13,5 milhões de litros.

Susto

De acordo com testemunhas, os estrondos foram ouvidos a grande distância e muitas casas sentiram o impacto das explosões, que ocorreram entre 6h03 e 6h26 locais (4h03 e 4h26 no horário de Brasília), informou a BBC. As principais ocorrências são janelas e vidros quebrados e telhados danificados.

Segundo a rede de TV Sky News, logo depois da primeira explosão, foi ouvido um forte barulho próximo à cidade de Saint Albans. Os moradores falam de chamas vermelhas de mais de 20 metros de altura e enormes colunas de fumaça preta.

O depósito de petróleo de Buncefield fica a 16 km do aeroporto de Luton, usado para vôos baratos e charter para dentro da Inglaterra e exterior --os serviços no local continuam normalmente.

A área também fica próxima à rodovia M1, que liga Londres ao norte da Inglaterra, bloqueada para o tráfego em ambas as direções. Por precaução, a área foi tomada por veículos de socorro.

A polícia britânica pediu aos vizinhos das localidades próximas ao centro de distribuição de combustível que não saiam de suas casas, para evitar irritações em conseqüência da fumaça. Outras instruções são fechar portas e janelas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Reino Unido
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca