Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2005 - 13h19

Na Antártica, 214 eleitores votam em eleição chilena

Publicidade

da Efe, em Santiago do Chile

Quarenta e seis mulheres e 168 homens podem votar hoje nas eleições presidenciais e parlamentares chilenas nas duas mesas eleitorais abertas no continente antártico.

Estes 214 eleitores que vivem no "fim do mundo" têm hoje uma previsão climática de um grau de máxima e zero grau de mínima, entre chuvas leves e nevadas moderadas, segundo a Direção Meteorológica do Chile.

Estes eleitores, junto aos poucos da ilha de Juan Fernández e a de Páscoa, serão os primeiros chilenos cuja votação será divulgada, devido ao pequeno número de centros eleitorais.

A Antártica chilena tem uma superfície de 1,25 milhão de quilômetros quadrados, com um centro civil, três bases, um centro meteorológico e vários refúgios.

O Tratado Antártico inclui 12 países e só permite o uso desse território para fins pacíficos e científicos.

À Presidência do Chile concorrem Michelle Bachelet, candidata pela governante Concertación pela Democracia, Tomás Hirsch, pelo pacto da esquerda extraparlamentar Juntos Podemos Mais, e os representantes da direitista Aliança pelo Chile, Sebastián Piñera, da Renovação Nacional, e Joaquín Lavín, da União Democrata Independente.

Leia mais
  • Conheça os candidatos à Presidência do Chile
  • Entenda como serão as eleições

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Chile
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Chile
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página