Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2005 - 08h23

Manifestação violenta na Austrália deixa sete feridos

Publicidade

da France Presse, em Sydney

Sete pessoas ficaram feridas na noite desta segunda-feira em um novo episódio de violência, que sacode os subúrbios do sul de Sydney, sudeste da Austrália, desde o último fim de semana. Ao menos 30 veículos e várias lojas foram atacados por pessoas armadas com bastões de beisebol e barras de ferro, informaram os habitantes.

Reuters
Soldados australianos vigiam a praia de Cronulla, próxima à Sydney
A manifestação, que teve a presença de membros de grupos neonazistas e jovens aparentemente embriagados, resultou rapidamente em agressões a pessoas de origem árabe ou consideradas como tal.

Quase 30 pessoas, incluindo seis policiais, ficaram feridas nos confrontos, os mais graves deste tipo ocorridos recentemente na Austrália.

Esse segundo episódio ocorreu na praia de Cronulla, nos arredores de Sydney, onde neste domingo cerca de 5.000 jovens --vários enrolados em bandeiras australianas e cantando músicas de cunho racista contra árabes-- invadiram a praia e atacaram um grupo de jovens de aparência árabe, tentando agredi-los. Centenas de policiais, que já estavam no local, responderam à violência protegendo o grupo do linchamento.

A violenta manifestação dos jovens australianos foi uma resposta a um suposto ataque realizado por jovens de origem libanesa ocorrido na mesma praia no domingo (3). Moradores locais acusam os imigrantes de roubar os banhistas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Sydney
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página