Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 12h06

França considera declaração do presidente do Irã "inaceitável"

Publicidade

da Folha Online

O governo da França considerou como "inaceitáveis" as declarações do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que classificou o Holocausto --extermínio de cerca de 6 milhões de judeus por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)-- como um "mito" usado para "criar o Estado de Israel".

"Nós condenamos firmemente a declaração do presidente iraniano", afirmou o porta-voz do Ministério francês das Relações Exteriores, Jean-Baptiste Mattei. "Esses comentários são inaceitáveis".

Em um discurso para milhares de pessoas na cidade de Zahedan, sul do Irã, Ahmadinejad disse nesta quarta-feira: "Fabricaram uma lenda sob o nome de 'massacre dos judeus', e dão mais importância a isso do que a Deus, à religião e aos profetas".

A hostilidade do presidente em relação à Israel veio à tona em outubro passado, quando ele disse que o Estado era "'um tumor canceroso que deve ser erradicado". Suas palavras despertaram a reprovação da comunidade internacional e levaram Israel a ameaçar iniciar os trâmites para pedir a expulsão do Irã da ONU.

Na semana passada, a comunidade internacional criticou duramente o iraniano por ele ter sugerido que as mortes dos judeus na Segunda Guerra eram "uma lenda".

O Ministério alemão das Relações Exteriores afirmou que as declarações de Ahmadinejad foram "chocantes e inaceitáveis". O comunicado do governo da Alemanha também diz que o posicionamento do iraniano deve afetar as negociações entre a União Européia (UE) e o Irã, a respeito do programa nuclear desenvolvido pelo país.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Presidente do Irã diz que Holocausto é um "mito"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise entre Israel e Irã
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Ahmadinejad
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página