Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2000 - 12h02

Sequestradores filipinos ameaçam matar estrangeiros

Publicidade

da Reuters
em Manila (Filipinas)

Os rebeldes muçulmanos que mantêm um jovem norte-americano refém na ilha de Jolo (sul das Filipinas) ameaçaram hoje que qualquer tentativa de resgate sem negociação resultará na morte dos estrangeiros.

O norte-americano Jeffrey Schilling, 24, recentemente convertido ao islamismo, foi capturado na ilha de Jolo no dia 29 de agosto em meio a uma crise de reféns que vem se arrastando há cinco meses.

"Mesmo que o governo passe dez anos tentando resgatá-lo, não vai conseguir levar Schilling", disse à rádio local "DXRZ" um porta-voz do grupo Abu Sayyaf (que significa espada de Deus), que mantém o norte-americano em cativeiro. "Se o governo tentar tomá-lo sem negociar, vamos revidar sequestrando estrangeiros não muçulmanos e os matando."

Os EUA disseram hoje que Schilling está bem, mas cansado. Além do norte-americano, 13 filipinos e três malaios estão em poder do Abu Sayyaf.

Milhões de dólares já foram investidos para que os rebeldes soltassem os vários reféns estrangeiros. Mas, mesmo assim, o grupo prosseguiu capturando outros reféns. "Ele (Schilling) ligou para a embaixada norte-americana. Disse estar OK, mas muito cansado", disse a jornalistas o porta-voz da embaixada, Thomas Skipper.

O general-de-brigada Narciso Abaya, que comanda a operação militar lançada há dez dias para libertar os reféns, disse ontem que procurar Schilling é como tentar encontrar uma agulha no palheiro.

Segundo Abaya, os militares têm "muito poucas informações" sobre os três malaios. "Eles nunca estiveram junto do grupo maior de rebeldes. Temos informações sobre onde estão sendo mantidos, mas nenhum contato positivo. Estamos combatendo um alvo muito esquivo."

Schilling, além de refém, já foi descrito como simpatizante do Abu Sayyaf ou traficante de armas. O porta-voz da embaixada disse não ter qualquer informação que indique que Schilling seja traficante de armas ou esteja ligado aos rebeldes.


Clique aqui para saber mais sobre o sequestro na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página