Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2006 - 08h13

Farc atacam povoado e explodem oito poços de petróleo na Colômbia

Publicidade

da France Presse em Bogotá

A guerrilha colombiana das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) atacou no sábado (31) à noite um pequeno povoado e dinamitou oito poços de petróleo e uma torre de transmissão de energia no departamento de Putumayo (fronteira com o Equador), anunciou neste domingo o comandante de polícia dessa região, coronel Humberto Carreño.

No ataque ao povoado de San Miguel, três pessoas ficaram feridas, disse Carreño, em declarações por telefone ao canal privado de TV Caracol.

Na localidade de Orito (Putumayo, sudoeste), os guerrilheiros das Farc explodiram oito poços produtores de petróleo. Além dos danos causados, o derramamento do cru de um deles ameaça contaminar o rio Putumayo, acrescentou o coronel Carreño.

Na mesma região, os rebeldes também detonaram uma torre de condução de energia elétrica que deixou cinco localidades desse departamento sem eletricidade, informou ao mesmo telejornal o prefeito de Puerto Asis, Luis Fernando Gaviria.

As Farc são a principal guerrilha colombiana. O grupo surgiu durante a década de 60, quando guerrilheiros marxistas dominavam a zona rural. Nos anos 80, eles passaram a se financiar com o dinheiro cobrado de traficantes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as Farc
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página