Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2006 - 14h51

Bachelet foi melhor em debate presidencial no Chile, diz pesquisa

Publicidade

da Efe, em Santiago

A candidata governista à Presidência do Chile, Michelle Bachelet, venceu o debate transmitido por TV realizado na noite de ontem com o candidato da direita, Sebastián Piñera, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira em Santiago.

O levantamento aponta que 49% dos entrevistados consideraram que Bachelet foi melhor diante das câmeras contra 41% que se inclinaram para o empresário. A pesquisa de opinião foi realizada pela empresa Time Research Chile na Região Metropolitana de Santiago.

O número é mais significativo na comparação com as expectativas anteriores ao encontro, que indicavam um baixo apoio à defensora da Concertação, coalizão que governa desde 1990 e reúne democrata-cristãos e social-democratas.

Apenas 34% pensavam, antes do debate, que Bachelet se sairia melhor que o empresário da Renovação Nacional (RN), que tinha o apoio de 48% dos entrevistados.

O gerente geral da Time Research Chile, Eduardo Albornoz, explicou que os números mudaram após o debate devido ao bom desempenho mostrado pela ex-ministra da Defesa e Saúde.

Pela pesquisa, realizada com 477 pessoas, a candidata socialista foi melhor que Piñera em diversos temas como honestidade, proximidade, credibilidade e clareza.

Embora não tenha questionado sobre intenção de voto, a pesquisa quis saber sobre as expectativas em relação ao segundo turno eleitoral em que estarão os dois candidatos no próximo dia 15.

Diante da pergunta, independentemente do voto, sobre quem deverá ser o próximo presidente da República, 57% dos entrevistados apostaram em Bachelet e 34% em Piñera.

A enquete, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, foi feita por telefone com homens e mulheres com idade acima de 18 anos, moradores da Região Metropolitana e inscritos nos registros eleitorais.

Nesta quarta-feira, outra pesquisa da empresa Imaginación Consultores, também na Região Metropolitana --onde vivem 6 milhões de pessoas--, indicou que 48,7% dos chilenos votariam na candidata socialista e 40% em Piñera.

No primeiro turno, em 11 de dezembro último, Bachelet teve 45,96% dos votos. Piñera conquistou 25,41% da preferência do eleitorado.


Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Chile
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Chile
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página