Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2006 - 08h26

Ex-general testemunha em beatificação de João Paulo 2º na Polônia

Publicidade

da France Presse, em Varsóvia

O ex-homem forte da Polônia comunista, o general Wojciech Jaruzelski, 81, deve se declarar como testemunha ante o tribunal encarregado de preparar a beatificação de João Paulo 2º, afirmou nesta quarta-feira o jornal "Rzeczpospolita".

"A audiência acontecerá em breve", escreveu o jornal, sem citar fontes. Os trabalhos do tribunal de beatificação são secretos.

"Como souberam?", perguntou o general aos jornalistas do "Rzeczpospolita" que lhe pediram esclarecimentos. Jaruzelski, no entanto, se negou a comentar o assunto.

O jornal recordou que o general Jaruzelski, autor da lei marcial em 1981, se reuniu com João Paulo 2º em várias ocasiões.

"As perguntas se referiam certamente aos encontros políticos com João Paulo 2º nos anos 80 para analisar o papel do papa nas mudanças sociopolíticas na Polônia que abriram a primavera aos povos do extinto bloco comunista", de acordo com o jornal.

O tribunal da beatificação da Cracóvia (sul) começou a trabalhar em novembro passado no processo de beatificação do papa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Paulo 2°
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página