Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2006 - 22h04

Bachelet vence eleição e será a primeira mulher a presidir o Chile

Publicidade

da Efe, em Santiago

A candidata socialista Michelle Bachelet ganhou neste domingo as eleições presidenciais chilenas, com uma vantagem de sete pontos percentuais sobre o direitista Sebastián Piñera, segundo resultados oficiais.

O Ministério do Interior chileno informou neste domingo que, com 97,52% dos votos contabilizados, Bachelet obteve 53,51% frente a 46,48% de Piñera.

De acordo com as estatísticas, fornecidas pelo subsecretário do Interior, Jorge Correa Sutil, Bachelet, candidata da governista Concertación por la Democracia, superou as pesquisas de intenção de voto.

A candidata da situação teve 3,631 milhões de votos contra 3,154 milhões de rival de direita. O cômputo oficial registra 6,785 milhões de votos válidos. Houve pouco mais de 2,7% de votos nulos e 0,66% de votos em branco.

Na região metropolitana de Santiago, com 2,588 milhões de votos válidos em 11.987 mesas, o equivalente a 97,06% do total, Bachelet obteve 53,95% dos votos enquanto Piñera, 46,04%. A região de Santiago acumula cerca de 40% dos eleitores de todo o Chile.

Leia mais
  • Piñera admite derrota e Bachelet proclama vitória no Chile
  • TV chilena projeta vitória de candidata socialista à presidência
  • Michelle Bachelet vota cercada de mulheres
  • Sebastián Piñera vota entre aplausos e vaias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Chile
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página