Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2006 - 11h42

Entenda as eleições legislativas palestinas

Publicidade

da Folha Online

Os palestinos irão às urnas nesta quarta-feira para eleger os 132 deputados de um novo Parlamento. Saiba mais sobre as eleições:

O que está em jogo?

Onze partidos disputam as 132 cadeiras do Novo Parlamento. A atual assembléia é composta por 88 membros e é controlada pelo Fatah, mas a nova lei eleitoral reformulada pelo presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, aumentou o número de cadeiras para 132.

As eleições podem significar o fim da hegemonia do Fatah [maior partido palestino, ligado a Abbas] e a entrada na política do movimento radical islâmico Hamas, que disputa eleições pela primeira vez.

Como será a votação?

As urnas devem ser abertas às 7h (3h de Brasília). Cerca de 1,3 milhão de palestinos foram convocados a comparecer aos mais de mil postos eleitorais distribuídos por Gaza, por Jerusalém e pela Cisjordânia.

Na votação, os palestinos usarão duas cédulas. Em uma delas, elegerão um dos 11 partidos e na outra escolherão um entre os 400 candidatos.

Qual o significado da participação do Hamas?

A participação do Hamas-- considerado um grupo terrorista pela Europa e pelos Estados Unidos-- desperta o interesse internacional pelo pleito.

A entrada no Parlamento do movimento--que não reconhece a existência de Israel e defende a luta armada-- pode representar um obstáculo nas negociações pela paz na região e até mesmo um corte na ajuda financeira enviada pela UE (União Européia) aos palestinos

Abbas já afirmou que o Hamas deverá renunciar à violência se quiser fazer parte do governo palestino.

Quem tem mais chances de ganhar?

Segundo as últimas pesquisas, o Fatah ganharia as eleições com cerca de 41% dos votos, seguido pelo Hamas, que ficaria com 35%.

O principal candidato do Fatah é Marwan Barghuti que, apesar de estar preso em Israel, é um dos políticos mais populares entre os palestinos. Seu apoio é considerado crucial para o próximo governo, mesmo que este venha a ser liderado pelo Hamas.

Aziz Salem Mustafah Dwaik é o candidato número um da lista do Hamas, chamada Mudança e Reforma, em Hebron, onde o grupo conta com o apoio de cerca de 70% da população.

Qual deve ser a participação da população?

A ANP, liderada por Abbas, teme que grupos armados provoquem caos e boicotem os comícios legislativos.

O líder palestino fez um apelo para que a população compareça às urnas e prometeu 'reagir com rapidez e firmeza' caso aconteçam episódios de violência.

Nas eleições presidenciais do ano passado, cerca de 70% dos palestinos inscritos nas listas eleitorais participaram da votação e, neste ano, a participação pode ser ainda maior, segundo a comissão eleitoral.

Quais serão as medidas de segurança?

A votação ocorrerá sob extensas medidas de segurança. Desde esta segunda-feira, as forças de segurança --que votaram antecipadamente durante o final de semana-- estão em estado de alerta máximo.

Nesta quarta-feira, 13 mil agentes estarão a postos nos cerca de mil colégios eleitorais, nos quais o porte de armas será proibido. Além disso, haverá a presença policial maciça nas ruas.

Centenas de observadores internacionais --entre eles mexicanos, chilenos e brasileiros-- devem acompanhar o processo eleitoral em Gaza e na Cisjordânia.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleiçõe palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página