Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2006 - 22h57

Filha de Pinochet é transferida para centro de detenção nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Santiago

A filha mais velha do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, Lucía Pinochet, foi levada nesta quarta-feira para um centro de detenção do serviço migratório dos Estados Unidos, país em que chegou após ser indiciada pela Justiça chilena por evasão fiscal, informou o chanceler chileno, Ignacio Walker.

"Ela está sendo, neste momento, transferida do aeroporto para um centro de detenção de imigração", disse o chanceler Walker, no Palácio presidencial de La Moneda.

Lucía Pinochet pediu asilo político hoje aos Estados Unidos, onde desembarcou proveniente de Buenos Aires após ser indiciada na segunda (23) pelo juiz Carlos Cerda por evasão fiscal e uso de passaportes falsos, de acordo com fontes oficiais chilenas.

Os Estados Unidos negaram sua entrada em solo americano e ela permaneceu detida durante todo o dia no aeroporto internacional de Washington, até ser transferida para o centro migratório.

"Há um prazo de até três dias para que se estude se isso procede ou não", explicou Walker sobre os prazos do governo dos EUA para deferir, ou indeferir, o pedido da filha de Pinochet.

"Nos próximos três dias, teremos uma decisão por parte dos Estados Unidos, que, insisto, temos a absoluta confiança de que será a rejeição a este pedido que carece de qualquer fundamento", declarou o ministro chileno.

Lucía Pinochet, 64, fugiu do Chile no domingo (22) rumo à Argentina, um dia antes que o juiz Cerda ordenasse seu indiciamento e prisão domiciliar por evasão fiscal de cerca de US$ 860 mil e uso de passaportes falsos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Augusto Pinochet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página