Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 09h52

Filha de Pinochet pede asilo político aos EUA, diz Chile

Publicidade

da Folha Online

A filha mais velha do ex-ditador chileno Augusto Pinochet pediu asilo político aos Estados Unidos nesta quarta-feira, informaram autoridades chilenas.

Lucia Pinochet Hiriart, 60, deixou o Chile após sofrer acusações da Justiça por crimes tributários.

Reuters
Lucia Hiriart, 60, filha do ex-ditador Augusto Pinochet
Nesta quarta-feira, ela seria transferida para um centro de detenção da imigração, após passar quase o dia todo no Aeroporto Internacional Dulles, em Washington, informou o ministro chileno das Relações Exteriores, Ignacio Walker, à uma rádio em Santiago.

Anteriormente, o ministro chileno do Interior, Francisco Vidal, disse que seu país havia sido informado que a filha de Pinochet havia pedido asilo aos EUA. "Nos próximos dois ou três dias, teremos uma decisão dos Estados Unidos que, acredito, deve ser uma rejeição ao pedido", afirmou Walker.

Autoridades americanas não confirmaram o pedido de asilo de Hiriart. "O Departamento de Segurança Doméstica não pode comentar se um indivíduo pediu ou não asilo", afirmou o porta-voz Jarrod Agen.

Crimes

Hiriart foi acusada por crime de fraude tributária relacionado à cerca de US$ 1 milhão em impostos não-declarados e falsificação de documentos, como parte de uma investigação de fraudes e evasão de divisas envolvendo a família Pinochet.

Autoridades chilenas afirmaram que ela á considerada uma fugitiva da Justiça. O presidente chileno, Ricardo Lagos, afirmou que o governo pedirá que ela retorne ao país voluntariamente.

O Departamento de Justiça dos EUA afirmou que seu país mantém um acordo limitado de extradição com o Chile, mas que o acordo talvez não inclua o tipo de acusação criminal que existe contra Hiriart.

Ditadura

Augusto Pinochet, 90, governou o Chile durante 17 anos, depois de um golpe militar em 1973, que tirou do poder o presidente socialista Salvador Allende.

O ex-ditador foi acusado pelas mortes de cerca de 3 mil pessoas durante seu regime e por dezenas de milhares de casos de tortura.

No ano passado, ele foi acusado por evasão de divisas avaliadas em US$ 27 milhões depositados em mais de cem contas secretas no exterior.

Na terça-feira (24), uma Corte de Apelações de Santiago aprovou o pedido de fiança para a mulher de Pinochet, Lucia Hiriart, para seu filho caçula, Marco Antonio, e para suas filhas Jacqueline e Veronica.

O filho mais velho do ex-ditador, Augusto, foi solto na última segunda-feira (23), após passar horas preso por acusações de falsificação de documentos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Augusto Pinochet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página