Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 22h55

Descoberto túnel de um quilômetro na fronteira entre EUA e México

Publicidade

da France Presse, em San Diego (EUA)

Um dos maiores túneis clandestinos já encontrados até hoje, com trechos com sistema de eletricidade e ventilação, foi descoberto perto de San Diego, no Estado da Califórnia, na fronteira com o México, informaram autoridades mexicanas e americanas nesta quinta-feira.

De acordo com as autoridades mexicanas, o túnel tinha mais de um quilômetro de extensão, dois metros de altura, a 26 metros de profundidade.

A descoberta levou a Procuradoria Federal mexicana a mobilizar seus efetivos, que descobriram o início do túnel nos arredores do aeroporto de Tijuana, debaixo de um terreno baldio.

"Durante a diligência, foram encontradas 60 caixas com vários pacotes de diversos tamanhos com maconha, cujo peso aproximado é de duas toneladas", explicou a nota da Procuradoria.

Suspeita-se que a nova passagem clandestina possa ter sido usada para "o contrabando de drogas, pessoas e armas", afirmou o Escritório de Imigração e Fronteiras dos Estados Unidos (ICE), acrescentando que a existência do túnel foi confirmada ontem e que algumas destas informações provêm de um intercâmbio com as autoridades mexicanas.

"O túnel começa perto do aeroporto de Tijuana e termina em um depósito nos Estados Unidos", disse em uma entrevista coletiva o agente especial do ICE em San Diego, Michael Inzueta.

"Hoje continua a investigação do que se acredita que seja um dos maiores e mais sofisticados túneis fronteiriços já descobertos ao longo da fronteira Califórnia-México", admitiu um comunicado americano.

"Esses túneis são projetados para contrabandear droga, pessoas, armas e outras coisas", motivo pelo qual representam uma ameaça para nossa segurança nacional, insistiu Unzueta.

O novo túnel, no qual uma pessoa pode ficar de pé, é o terceiro a ser descoberto em uma semana na fronteira, e o quarto em 15 dias.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre imigração ilegal nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página