Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2006 - 07h48

EUA investigam se vídeo da Al Qaeda foi gravado no Paquistão

Publicidade

da Efe, em Islamabad

Os serviços de inteligência dos EUA no Paquistão tentam determinar se a mensagem divulgada ontem pelo número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahri, foi gravado no Paquistão, informaram fontes paquistanesas.

Em um vídeo emitido na noite desta segunda-feira pela rede de TV árabe Al Jazira, Al Zawahri acusou o presidente dos EUA, George W. Bush, de ser um "açougueiro" devido ao ataque americano contra uma aldeia paquistanesa onde Al Zawahri supostamente estava escondido.

Um total de 18 pessoas morreram no ataque-- entre elas quatro supostos membros da rede terrorista Al Qaeda.

Al Zawahri --que, da mesma forma que outros membros da rede, está em um local indeterminado na fronteira entre Paquistão e Afeganistão-- costuma aparecer em gravações de vídeo divulgadas pela Al Jazira.

Mísseis

Há duas semanas, aviões americanos lançaram vários mísseis sobre três casas da aldeia paquistanesa de Damadola onde se achava que Al Zawahri tinha ido jantar, embora o vídeo de ontem confirme que o número dois da Al Qaeda saiu ileso do ataque.

Segundo fontes da inteligência paquistanesa, os serviços americanos suspeitam de que Al Zawahri esteja em algum lugar da zona tribal paquistanesa de 500 quilômetros, próxima à fronteira afegã.

Em julho de 2004, os serviços de segurança paquistaneses destruíram um campo na Província do Waziristão do Sul onde eram gravados, editados e produzidos vídeos em larga escala.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  • Leia o que já foi publicado sobre Al Zawahri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página