Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2006 - 14h02

Manifestantes incendeiam embaixada da Dinamarca na Síria

Publicidade

da Folha Online

Muçulmanos continuaram, neste sábado, os protestos contra a publicação de charges envolvendo o profeta Maomé. Segundo agências internacionais de notícias, jovens incendiaram o prédio da embaixada da Dinamarca em Damasco, capital da Síria.

Bombeiros foram enviados ao local para controlar o incêndio no prédio de três andares, onde também estão as representações diplomáticas da Suécia e Chile. Não há informações sobre feridos.

As caricaturas --consideradas ofensivas pela comunidade muçulmana-- foram publicadas pela primeira vez em 30 de setembro, no jornal conservador dinamarquês "Jyllands-Posten", e reproduzidas por diversos jornais europeus--entre eles, Alemanha, Espanha, França e Noruega.

A tradição islâmica proíbe reproduções de imagens de seus profetas e considera que caricaturas são "blasfêmias". Em uma das caricaturas, Maomé aparece vestindo um turbante onde está escondida uma bomba.

Neste sábado, muçulmanos residentes na Europa começaram a se manifestar com mais fúria --algo que até então só vinha acontecendo no Oriente Médio e Sudoeste Asiático.

Em Copenhague, na Dinamarca, jovens enfrentaram policiais, jogando garrafas e pedras nas autoridades. Em Londres, muçulmanos protestaram em frente à embaixada da Dinamarca. Em Munique, a chanceler alemã, Angela Merkel, se manifestou sobre o assunto dizendo que ela entende "a dor dos muçulmanos". No entanto, Merkel afirmou que não vai permitir o "uso da violência durante manifestações".

Um líder do grupo extremista islâmico Hamas afirmou a um jornal italiano publicado hoje que as charges são um "insulto imperdoável". "Os responsáveis pelas caricaturas devem ser punidos com a morte", disse. "Já deveríamos ter matado todos os que ofendem o profeta Maomé. No entanto, aqui estamos protestando pacificamente", afirmou Mahmoud Zahar ao "Il Giornale".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Muçulmanos protestam em vários países por charges de Maomé
  • Jornal dinamarquês atribui caricaturas à "tradição de humor"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as charges de Maomé
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página