Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2006 - 19h49

Saiba mais sobre os protestos contra caricaturas de Maomé

Publicidade

da Folha Online

A publicação de caricaturas do profeta Maomé por jornais europeus na semana passada causou revolta no mundo islâmico, que reagiu com protestos violentos contra representações diplomáticas em alguns países.

Veja abaixo uma relação dos principais fatos ocorridos nesta segunda-feira relacionados ao assunto:

- Cerca de 200 pessoas atacaram a embaixada da Áustria, país que preside atualmente a União Européia, em Teerã com bombas e pedras em protesto às charges mostrando o profeta Maomé.

- O Irã cortou todas as relações comerciais com a Dinamarca em razão da publicação dos desenhos.

- O Líbano pediu desculpas à Dinamarca pelo incêndio provocado no consulado do país europeu durante um protesto no último fim de semana. Alguns políticos libaneses acusaram a Síria de usar a fúria da população para provocar tensões sectárias.

- Manifestantes palestinos atiraram pedras contra escritórios da União Européia na faixa de Gaza e destruíram uma bandeira do bloco europeu.

- Em várias partes do Afeganistão, manifestantes realizaram protestos violentos que deixaram pelo menos duas pessoas mortas e outras duas feridas durante um tiroteio.

- Muçulmanos da região do Golfo Árabe intensificaram o boicote aos produtos dinamarqueses à medida que a crise a respeito das caricaturas do profeta Maomé se agrava.

- Manifestantes em quatro cidades da Indonésia exigiram desculpas da Dinamarca. A polícia disparou tiros de advertência para dispersar os cerca de 300 muçulmanos que protestavam ao lado de fora do consulado dinamarquês na segunda maior cidade da Indonésia, Surabaya.

- A polícia esvaziou os escritórios de um jornal francês em razão de uma ameaça de bomba após a publicação das caricaturas.

- A Casa Branca condenou os atos de violência da comunidade islâmica pela publicação das charges.

- Os primeiros-ministros da Turquia e Espanha fizeram uma declaração conjunta pedindo respeito e calma em um artigo publicado no "International Herald Tribune".

Leia mais
  • Muçulmanos incendeiam consulado dinamarquês em Beirute
  • Embaixadas européias são incendiadas em Damasco
  • Muçulmanos protestam em vários países por charges de Maomé
  • Jornal dinamarquês atribui caricaturas à "tradição de humor"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as charges de Maomé
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página