Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2006 - 13h52

Conflito no norte da Tchetchênia mata ao menos 14

Publicidade

da Folha Online

Ao menos dez supostos rebeldes tchetchenos e quatro policiais russos morreram nesta sexta-feira em confrontos ocorridos em Tukui Mektebao, norte da Tchetchênia, de acordo militares russos.

Segundo informações não-confirmadas, os rebeldes tchetchenos haviam invadido duas residências.

Nesta quarta-feira, 12 pessoas morreram e 28 ficaram feridas após uma explosão atingir uma base militar russa na Tchetchênia.

Em setembro de 2004, terroristas tchetchenos invadiram uma escola em Beslan, na república da Ossétia do Norte, numa operação que acabou com 331 mortos, incluindo muitas crianças.

A Rússia deu início à guerra contra a Tchetchênia em 1994. Em 1999, o então premiê russo, Vladimir Putin, ordenou nova ofensiva contra a Tchetchênia, alegando que ela abrigava rebeldes islâmicos que pretendiam estabelecer um Estado fundamentalista no Daguestão, república russa vizinha à Tchetchênia.

Em 2003, Moscou organizou um plebiscito na Tchetchênia, e 95% dos votantes decidiram que ela deveria continuar fazendo parte da Rússia. Os rebeldes, que boicotaram o plebiscito, acusaram Moscou de fraudar o resultado.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Tchetchênia
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rússia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página