Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2006 - 08h16

Haiti declara Préval vencedor após acordo eleitoral

Publicidade

da Folha Online

O Haiti declarou René Préval, aliado do ex-presidente deposto Jean-Bertrand Aristide, o novo presidente do país nesta quinta-feira, depois que autoridades concordaram em desconsiderar 85 mil votos "em branco" das eleições da semana passada.

Reuters
René Préval, declarado presidente do Haiti
A proposta sugerida pelo Brasil aconteceu em meio à onda de violência que tomou o país depois que Préval condenou a "fraude massiva" do pleito de 7 de fevereiro. Milhares de partidários de Préval foram às ruas exigindo que sua vitória fosse declarada no primeiro turno.

A exclusão das cédulas em branco --que eram suspeitas de terem sido fraudadas-- aumentou a porcentagem de votos de Préval para 51,15%, acima do número necessário para evitar um segundo turno em 19 de março.

"René Préval foi declarado vencedor com 51% dos votos", afirmou Max Mathurin, presidente do Conselho Provisório Eleitoral, em um comunicado lido na rádio haitiana durante a madrugada desta quinta-feira.

Oposição

Préval --que conta com a oposição da elite haitiana que ajudou na deposição de Aristide, em fevereiro de 2004, mas é apoiado pelas populações mais pobres do país-- deve assumir a Presidência em 29 de março.

Os votos em branco-- que somavam 4,7% do total-- foram incluídos de acordo com a lei e retirados da porcentagem de cada candidato. Com 90% das urnas apuradas, Préval contava com 48,7% dos votos.

Embora votos em branco possam ser uma maneira de protesto, poucos haitianos acreditam que um número tão grande de pessoas tenham optado por não registrar seu voto nas primeiras eleições no país desde a deposição de Aristide. Por isso, as urnas com votos em branco se tornaram suspeitas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Vencedor de eleições é "idolatrado" por população pobre no Haiti
  • Conselho de Segurança da ONU renova mandato da missão no Haiti
  • Préval denuncia "erros grosseiros e fraude" em eleição no Haiti

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página