Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2006 - 21h27

Quarteto apoiará ANP até definição do novo governo palestino

Publicidade

da Efe, em Bruxelas

O Quarteto (Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU) acordou nesta segunda-feira manter o apoio à ANP (Autoridade Nacional Palestina), representada pelo presidente Mahmoud Abbas, até a formação de um novo governo.

Além disso, o grupo se comprometeu a continuar cooperando "da maneira mais generosa possível com todos os elementos que tenham a ver com as necessidades fundamentais do povo palestino", explicou o alto representante da UE para a Política Externa, Javier Solana.

Solana participou hoje de uma videoconferência junto com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov; a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice; e o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, assim como o próprio Mahmoud Abbas.

Ao término de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, o alto representante da UE explicou que, na conversa telefônica, analisaram a situação no Oriente Médio após a implementação da assembléia parlamentar palestina.

"A situação é tranqüila", embora já haja medidas tomadas por Israel de não deixar passar as pessoas de Gaza para a Cisjordânia, disse Solana.

Sobre isso, explicou que o Quarteto de Madri tomou quatro decisões, que "são compatíveis com as últimas adotadas".

A principal é manter o apoio à ANP, representada por Abbas, até o dia em que haja um novo governo, e reafirmou o compromisso de que a União Européia continuará sendo a maior contribuinte.

Neste sentido, Solana disse que o grupo está "disposto a seguir cooperando da maneira mais generosa possível com todos os elementos que tenham a ver com as necessidades fundamentais do povo palestino". "Não vamos abandonar o povo palestino", reiterou Solana.

Os representantes do Quarteto decidiram igualmente manter contatos --telefônicos ou em videoconferências-- todas as semanas para acompanhar de perto a evolução.

Além disso, "tentaremos apoiar em tudo o possível o presidente da Autoridade Nacional Palestina, que foi eleito também por uma grande maioria de votos com uma plataforma que é a que a UE e o Quarteto apoiaram nos últimos meses".

Solana disse que o Quarteto espera recuperar a cooperação que havia antes das eleições, e manter uma "boa relação" com as autoridades palestinas.

Leia mais
  • Abbas aprova nomeação de Haniyeh como premiê palestino
  • Hamas negocia a formação de novo governo palestino

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre a ANP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página