Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2006 - 07h58

Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá

Uma forte explosão destruiu nesta quarta-feira a cúpula de um dos principais santuários xiitas na cidade de Samarra, cerca de 125 quilômetros ao norte de Bagdá, informaram fontes policiais.

As fontes não souberam informar se houve vítimas, mas indicaram que soldados americanos e iraquianos detiveram os guardas responsáveis pela proteção do santuário.

A explosão ocorreu às 06h45 (0h45 de Brasília), no interior do santuário do imã Ali Al Hadi, um dos 12 santos mais importantes da comunidade xiita.

Após a explosão, dezenas de habitantes de Samarra saíram às ruas para condenar o atentado e cantaram palavras de ordem contra o terrorismo, assim como contra as tropas americanas e o governo iraquiano, os quais acusaram de não proteger os santuários.

Vários alvos xiitas foram alvo de ataques atribuídos por líderes políticos e religiosos dessa comunidade a grupos terroristas sunitas. No mais recente atentado contra xiitas, nesta terça-feira, um carro-bomba explodiu em um bairro ao sul de Bagdá, matando mais de 20 pessoas.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosão no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página