Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2006 - 15h48

Grupo armado lança foguetes contra santuário xiita no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um grupo de homens armados lançou dois foguetes contra um santuário xiita ao sul de Bagdá nesta sexta-feira, sem deixar vítimas nem causar danos.

A tumba de Salman Pak --também conhecido como Salman al Farisi-- foi atingida por dois foguetes, informou Jamal al Saghir, assessor do líder político xiita Abdul Aziz al Hakim. O santuário fica localizado na vila de Salman Pak, 30 km ao sudeste de Bagdá.

O ataque acontece dois dias depois que uma mesquita xiita em Samarra (norte do Iraque) teve a cúpula danificada após uma explosão. Dezenas de mesquitas sunitas foram atacadas em seguida em todo o Iraque em represália.

Al Farisi --conhecido como Salman, o Puro-- foi um persa convertido para o islã que viveu no século 7.

Um dos foguetes atingiu o portão de entrada da tumba, enquanto o outro explodiu a poucos metros do local, segundo Al Saghir.

Toque de recolher

Um toque de recolher imposto a Bagdá, associado a um chamado de calma feito por clérigos aos muçulmanos em várias partes do Iraque, gerou certa calmaria nesta sexta-feira na onda de violência de caráter religioso que deixou cerca de 200 mortos em três dias.

De acordo com a polícia, 20 pessoas foram mortas nas cercanias de Bagdá nesta madrugada, uma queda significativa se esse número for confrontado com os 180 mortos registrados entre quarta e quinta-feira, numa onda de violência e medo que não se via na região desde a invasão do país pelos Estados Unidos, em 2003.

Em um comunicado, Abdul Aziz al Hakim, líder do Supremo Conselho para a Revolução Islâmica no Iraque, afirmou que quem promoveu o ataque contra a mesquita em Samarra na quarta-feira (22) "não representa os sunitas no Iraque".

Al Hakim acusou os partidários do ex-ditador Saddam Hussein e os seguidores do líder da Al Qaeda no Iraque, Musab al Zarqawi. "Nós temos que nos unir para eliminá-los", afirmou.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Violência após conflito religioso deixa 130 mortos no Iraque
  • Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página