Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2006 - 18h43

Guerra civil no Iraque pode levar a conflito regional, dizem EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os serviços de informação americanos estão preocupados com a possibilidade de uma guerra civil no Iraque desencadear um conflito entre xiitas e sunitas no Oriente Médio, mesmo que os países vizinhos hesitem em se envolver no conflito num primeiro momento.

"É uma possibilidade", disse nesta terça-feira o chefe dos serviços de informação americanos, John Negroponte, durante uma audiência perante a comissão das Forças Armadas do Senado, sobre a eventualidade de um conflito regional no caso de guerra civil no Iraque.

Ele reconheceu que o Irã poderia se aliar aos xiitas iraquianos, enquanto a Arábia Saudita e a Jordânia ficariam ao lado dos sunitas.

O espectro da guerra civil no Iraque surgiu na semana passada depois da explosão do mausoléu xiita de Samarra, um dos locais mais sagrados do Islã xiita, e da onda de violência inter-religiosa que se seguiu.

Uma guerra civil "teria conseqüências em todo o Oriente Médio e no mundo", afirmou Negroponte, que era embaixador americano no Iraque até o início do ano passado.

Para o diretor da agência de inteligência, General Michael Maples, o Iraque ainda não entrou na guerra civil, mas a situação é "muito tênue" e cada ataque tem um "impacto significativo".

Mas o general Maples estimou, durante a mesma audiência, que Irã, Síria, Jordânia, e Arábia Saudita, não deverão se aproveitar de uma guerra civil no Iraque se ela acontecer.

Em se tratando dos iranianos, o serviço de informação americana estima que "não seria de seu interesse uma guerra civil de grandes proporções no Iraque. Agiriam, provavelmente, para impedir isto", disse o general Maples. Segundo ele, Teerã não enviaria tropas ao Iraque em caso de guerra civil. "Não levamos em conta essa hipótese", comentou.

Leia mais
  • Explosões em série matam ao menos 31 no Iraque
  • Violência persiste e deixa mais de 40 mortos no Iraque
  • Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página