Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2006 - 12h40

Abbas concede mais tempo para Haniyeh formar governo palestino

Publicidade

da France Presse, em Gaza

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, afirmou nesta sexta-feira que está disposto a dar um prazo suplementar ao primeiro-ministro designado e membro do movimento radical Hamas, Ismail Haniyeh, para que forme o governo.

"É possível que Ismail necessite de maior tempo, de cinco semanas, e eu não me oponho a isso", disse Abbas à imprensa após se reunir com Haniyeh em Gaza.

20.fev.Reuters
Ismail Haniyeh, premiê palestino designado
Abbas encarregou formalmente Haniyeh de formar o governo em 21 de fevereiro, depois da vitória eleitoral do movimento islâmico nas legislativas de 25 de janeiro.

Legalmente, Haniyeh dispõe de três semanas para designar seu gabinete, com a possibilidade de estender o prazo por mais duas semanas. Neste caso, Hamas deverá anunciar a criação de seu governo na data-limite de 28 de março.

O presidente da ANP classificou de "positivo" o encontro com Haniyeh e explicou que o primeiro-ministro designado lhe entregou uma resposta por escrito de seu pedido formal para formar o governo.

Haniyeh também "nos informou das consultas em curso", explicou Abbas.

O Hamas, que se comprometeu a formar um governo de coalizão, negocia neste momento com outros grupos parlamentares, em particular o Fatah, o partido do líder palestino.

Haniyeh também se referiu ao encontro com Abbas como "positivo, que reflete as relações normais entre o [futuro] governo e a Presidência da Autoridade Nacional Palestina, baseadas na coordenação e no diálogo", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre Ismail Haniyeh
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página