Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2006 - 11h37

Ex-presidente chileno assume Senado e conduzirá cerimônia de posse de Bachelet

Publicidade

da France Presse

O ex-presidente do Chile Eduardo Frei Ruiz-Tagle foi eleito neste sábado presidente do Senado e foi encarregado de conduzir a cerimônia de posse da nova presidente do país, a socialista Michelle Bachelet.

Frei, do PDC (Partido Democrata Cristão), que faz parte da coalização oficialista Concertação Democrática, foi escolhido por 20 votos contra 18 da oposição, que apoiava a candidatura da senadora pinochetista Evelyn Matthei, filha do general Fernando Matthei, que foi o último comandante da Força Aérea no regime militar chileno.

A eleição de Frei segue-se à formação de um novo Parlamento, eleito no país no dia 11 de dezembro do ano passado, que será composto por 38 senadores e 120 deputados.

Frei foi o segundo presidente chileno vindo da coalizão oficialista. Governo o país entre 1994 e 2000, quando foi substituído pelo presidente Ricardo lagos, que transmite o cargo hoje a Bachelet.

Ela foi ministra da Saúde e da Defesa de Lagos, cargos que a projetaram politicamente. Ela foi presa e torturada nos piores centros de detenção de dissidentes políticos da ditadura junto com sua mãe. E seu pai, um oficial da Força Aérea, foi morto pelos militares e lembrado por ela no discurso da vitória

Leia mais
  • Erramos: Ex-presidente chileno assume Senado e conduzirá cerimônia de posse de Bachelet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Michelle Bachelet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página