Mundo
11/03/2006 - 12h23

Michelle Bachelet assume presidência do Chile

Publicidade
da Folha Online

Michelle Bachelet, 54, prestou juramento neste sábado no Congresso Nacional do Chile e recebeu a faixa presidencial do presidente do Senado, Eduardo Frei Ruiz-Tagle. Com isso, Bachelet passou hoje a ser a nova presidente do Chile e a primeira mulher a ocupar tal cargo no país.

Ian Salas/Efe
A nova presidente do Chile, Michelle Bachelet
Antes da entrada de Bachelet no Congresso, foi lido o documento do Tricel (Tribunal Qualificador de Eleições, na sigla em espanhol), que a proclamou como nova presidente do país. O secretário do Senado a convidou então a entrar na sala.

Frei tomou o juramento de Bachelet e ambos assinaram os documentos corespondentes. Logo em seguida, o presidente chileno Ricardo Lagos passou a faixa presidencial a Frei, que transmitiu a Bachelet.

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, que esteve presente à cerimônia, disse se tratar de um "dia maravilhoso" para todas as mulheres do mundo.

A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada na cidade de Valparaíso (120 km de Santiago, capital do país), onde fica o Congresso Nacional chileno.

Esquerda

Bachelet representa a frente de centro-esquerda Concertación, que governa o Chile desde 1990, quando chegou ao fim o governo do general Augusto Pinochet.

Médica, ela foi ministra da Saúde e da Defesa no governo de Lagos. Agora, terá um mandato de quatro anos como presidente e promete priorizar nesse período as políticas sociais.

Cerca de 120 países participam da cerimônia de posse de Bachelet. Entre as delegações internacionais está a brasileira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ao Chile acompanhado do presidente do Haiti, René Préval, que visitou Brasília na sexta-feira.

Além dos dois líderes, a posse de Bachelet contará com a presença dos presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, além da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, entre outros convidados.

Senado

O ex-presidente do Chile Eduardo Frei Ruiz-Tagle foi eleito neste sábado presidente do Senado e foi encarregado de conduzir a cerimônia de posse da nova presidente do país, a socialista Michelle Bachelet.

Frei, do PDC (Partido Democrata Cristão), que faz parte da coalizão oficialista Concertação Democrática, foi escolhido por 20 votos contra 18 da oposição, que apoiava a candidatura da senadora pinochetista Evelyn Matthei, filha do general Fernando Matthei, que foi o último comandante da Força Aérea no regime militar chileno.

A eleição de Frei segue-se à formação de um novo Parlamento, eleito no país no dia 11 de dezembro do ano passado, que será composto por 38 senadores e 120 deputados.

Frei foi o segundo presidente chileno vindo da coalizão oficialista. Governo o país entre 1994 e 2000, quando foi substituído pelo presidente Ricardo lagos, que transmite o cargo hoje a Bachelet.

Com agência internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Michelle Bachelet
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições no Chile
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Chile
  • veja galeria de fotos da posse de Michelle Bachelet
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca