Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 18h59

Milosevic morreu de ataque cardíaco, diz ONU

Publicidade

da Folha Online

Os resultados preliminares da autópsia concluída neste domingo apontam para um ataque cardíaco como causa da morte do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, encontrado morto em sua cela no sábado. A informação foi divulgada hoje pelo tribunal das Nações Unidas responsável julgamento do chamado "Açougueiro dos Balcãs".

Em comunicado oficial, o Tribunal Internacional Penal informa que recebeu um "breve comunicado dos resultados da autópsia" e que "de acordo com os patologistas, a causa da morte de Slobodan Milosevic foi um infarto do miocárdio". A nota das Nações Unidas confirma rumores que circularam horas antes pelas agências internacionais.

Ainda segundo o comunicado das Nações Unidas, os restos mortais de Milosevic devem ser liberados para sua família já na segunda-feira. No sábado, o irmão mais velho do ex-presidente, Borislav Milosevic, manifestou a intenção de enterrar o célebre parente em território sérvio.

Pouco antes do comunicado oficial, redes de televisão como a CNN já adiantavam os resultados com base em fontes anônimas. Ainda permanece indeterminado se o ex-presidente realmente morreu de causas naturais. Ainda não estão disponíveis os resultados dos exames toxicológicos. A autópsia foi conduzida por médicos holandeses e sérvios.

Zdenko Tomanovic, conselheiro jurídico de Milosevic, citou fragmentos de uma carta escrita no dia anterior à morte em que o ex-presidente se dirige à embaixada russa e afirma que era vítima de envenenamento. A tese também foi corroborada por membros do ex-presidente, que criticaram o tribunal internacional por não permitir que Milosevic viajasse para Moscou em busca de tratamento médico.

Milosevic era cardíaco, tinha pressão alta e há pouco tempo havia sido examinado por uma equipe médica independente, que recomendou tratamento urgente. O tribunal, no entanto, temia por uma fuga do ex-presidente em território russo.

O ex-presidente da Iugoslávia enfrentava 66 acusações por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade durante o conflito da Bósnia nos anos 90.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tribunal Penal Internacional anuncia morte de Slobodan Milosevic
  • Veja cronologia da carreira política de Slobodan Milosevic
  • Morte de Milosevic foi natural, diz ministro holandês
  • Slobodan Milosevic poderá ser sepultado em Moscou

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página