Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2006 - 17h48

Netanyahu foi o 1º premiê escolhido por eleições diretas em Israel

Publicidade

da Folha Online

Nascido em Tel Aviv em 1949, Binyamin Netanyahu passou a infância em Jerusalém. Aos 14 anos, mudou-se com a família para a Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde seu pai era professor de História.

Em 1967, depois de retornar a Israel para cumprir suas obrigações militares, Netanyahu ingressou em uma unidade de elite do Exército israelense. Seis anos depois, foi dispensado das forças armadas.

03.nov.2002/AP
Binyamin Netanyahu, ex-primeiro-ministro israelense

De volta aos EUA, graduou-se pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) em Arquitetura e Administração e estudou Ciências Políticas em Harvard.

Em 1976, passou a trabalhar em uma empresa de consultoria financeira em Boston, e posteriormente foi transferido para Jerusalém.

Em 1982, passou a fazer parte da missão diplomática israelense nos EUA. Dois anos mais tarde, tornou-se embaixador de Israel na ONU (Organização das Nações Unidas), cargo que ocupou durante quatro anos.

Política

Em 1988, pouco depois de retornar novamente a Israel, entrou para a cena política ao ser eleito membro do Knesset [Parlamento] pelo Likud. Em seguida, foi indicado vice-ministro de Relações Exteriores.

Em 1993, foi eleito presidente do Likud e candidato a premiê de Israel. Netanyahu liderou a oposição no período anterior e posterior à morte do então premiê Yitzhak Rabin [assassinato por um extremista judeu].

Em 1996, nas primeiras eleições diretas para primeiro-ministro em Israel, derrotou Shimon Peres, então candidato do Partido Trabalhista, e tornou-se o nono premiê israelense, servindo até 1999.

Em seu primeiro ano de mandato, Netanyahu concentrou-se em duas questões --incentivar o crescimento da economia e tomar medidas mais concretas em relação ao não-cumprimento palestino dos termos do acordo de paz com Israel.

Acordo

Durante seu mandato, discutiu com líder palestino, Iasser Arafat, a formação do acordo de Wye River (1998).

No entanto, as negociações não tiveram progresso e Netanyahu falhou em implementar as medidas previstas no acordo de Oslo (1993).

Em 1999, após ser derrotado por Ehud Barak nas eleições gerais, Netanyahu retirou-se temporariamente da cena política.

Em novembro de 2002, passou a servir como ministro das Relações Exteriores e, em fevereiro de 2003, foi indicado para ministro das Finanças.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições israelenses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página