Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2006 - 17h55

Peretz pode se tornar 1º premiê de origem africana de Israel

Publicidade

da Folha Online

Nascido em 9 de março de 1952 na cidade de Boujad, no Marrocos, Amir Peretz imigrou para Israel com a família em 1956, para viver na cidade de Sderot, onde estudou e cresceu.

Em 1983, atendendo a pedidos de amigos, se candidatou a prefeito de Sderot, concorrendo pelo Partido Trabalhista. Com apenas 30 anos de idade, venceu o pleito, dando fim ao domínio do partido de direita Likud na região.

21.nov.2005/Reuters
Amir Peretz, líder do Partido Trabalhista israelense
A prefeitura de Sderot foi a primeira de uma série de prefeituras que passaram a ser administradas pelos trabalhistas na década de 80. Como prefeito, trabalhou pelo desenvolvimento da educação e pela melhoria das relações entre os kibutzim [fazendas coletivas] da região.

Em 1988, foi eleito membro do Knesset [Parlamento]. Em 1994, uniu-se a Haim Ramon para disputar a liderança do Histadrut (central sindical israelense), concorrendo com uma lista independente contra candidatos do líder dos trabalhistas Yitzhak Rabin [assassinado em 1995 por um extremista judeu].

Ambos venceram e Peretz tornou-se vice de Ramon no Histadrut. Em 1999, Peretz se desligou do Partido Trabalhista para fundar seu próprio partido, Am Ehad.

Nas eleições gerais de 1999, o Am Ehad conquistou duas cadeiras no Knesset e em 2003 outras duas. No verão de 2004, no entanto, o partido se uniu ao Partido Trabalhista.

Retorno

Após a união, Peretz se candidatou à liderança do Partido Trabalhista, com uma plataforma que pregava o fim da coalizão com o Likud, liderado pelo premiê Ariel Sharon, e a reafirmação das políticas socialistas.

Em novembro de 2005, Peretz derrotou o ex-premiê de Israel Shimon Peres, com 42% dos votos contra 40% na disputa pela liderança. Após a vitória, renunciou ao cargo no Histadrut para se concentrar na campanha para ser eleito premiê de Israel.

Caso vença as eleições do próximo dia 28, Peretz se tornará o primeiro premiê de origem africana da história de Israel.

Leia mais
  • Erramos: Peretz pode se tornar 1º premiê de origem africana de Israel

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições israelenses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página